Portugal: Confirma-se importante êxito da quarta Greve Geral em dois anos

Publié le par angeline351

Manifestantes marcham em direção à Assembleia da Republica em São Bento, Lisboa. Foto de Francois Bota copyright Demotix (14/11/2012)

280613 ordenaPortugal - Diário Liberdade -  Os dados difundidos pela principal central sindical, a CGTP, confirmam uma importante adesão operária à convocação deste 27J.


Quanto às manifestações e mobilizações, a tentativa governamental de "abafar o impacto da greve geral", denunciada pelos trabalhadores e trabalhadoras, não conseguiu evitar que milhares se manifestassem em Lisboa e em dúzias de cidades do resto do país.

A paralisação dos diferentes setores foi muito significativa, segundo os dados difundidos inclusive polos media burgueses. Também o portal Esquerda coincidiu na avaliação positiva e no impacto importante da greve geral nesta jornada histórica de luta contra a troika e o governo reacionário do PSD/CDS-PP.

Oferecemos a seguir o vídeo com a avaliação inicial do secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos.

Reproduzimos abaixo o vídeo-crónica da manife da capital, publicado pelo site Esquerda. Também na capital se produziu um facto repressivo com a notificação policial de mais de 100 pessoas acusadas de participarem numa manifestação "ilegal", assim considerada por ocupar as faixas de rodagem no acesso à Ponte 25 de Abril. As pessoas manifestantes coreavam a palavra de ordem "a rua é nossa" e foram totalmente rodeadas pela polícia, que tentou afastá-las da estrada, identificando massivamente as pessoas participantes.

280613 25a

 

Publié dans EUROPE

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article